Pesquisar este blog

A FILHA DE MARIA ANGU - ATO II - CENA V

Cena V
Chica Valsa, Clarinha

CLARINHA (Ao fundo, consigo.) - Como isto é bonito!... Que luxo!... Como se deve viver bem aqui!...
CHICA VALSA - Aproxime-se, moça!

CLARINHA - Aqui estou, minha senhora!
CHICA VALSA - Chegue-se mais!... (Reparando.) Gentes!
CLARINHA - Que vejo!
CHICA VALSA - Clarinha!
CLARINHA - Tu aqui?! Conheces a dona da casa?...
CHICA VALSA - A dona da casa sou eu...
CLARINHA - Será possível?...
CHICA VALSA - Nunca ouviste falar na célebre Chica Valsa? Sou eu!
CLARINHA - Tu?... Mas no colégio chamavam-te Chiquinha Morais...
CHICA VALSA - Deitei fora a moralidade, e o povo entrou a chamar-me Chica Valsa, porque ninguém valsava como eu nos bailes do Pavilhão.
CLARINHA - E o caso é que ficaste, mais do que eu, com este sotaquezinho que nos deixou a educação entre franceses.
CHICA VALSA - Eu faço de propósito para que tomem por francesa.
CLARINHA - Eu já tenho perdido todo o sotaque.
CHICA VALSA - Mas conta-me a tua história, pelo menos de anteontem para cá.
CLARINHA - É muito engraçada. Queriam casar-me contra a minha vontade com o mestre barbeiro lá da terra.
CHICA VALSA - Continua.
CLARINHA - Ora, eu não podia nem casar-me nem deixar de me casar.
CHICA VALSA - Como assim?
CLARINHA - Primeiro que tudo, porque há lá um bonito rapaz que julgo preferir...
CHICA VALSA - Que julgas?
CLARINHA - Que... prefiro, se assim o queres.
CHICA VALSA - Agora entendo.
CLARINHA - Segundo que tudo, esse rapaz tinha jurado matar-se, se eu me casasse com o barbeiro!
CHICA VALSA - E tu acreditaste nisso, criança?
CLARINHA - Se o conhecesses? É um rapaz destemido... meio maluco! - Esse casamento era imposto pelos,operários da fábrica do Pinho, que me educaram...
CHICA VALSA - Lembra-me bem: teus pais e tuas mães. Como vão eles?
CLARINHA - Bem, obrigada. Enfim, para sair do embaraço em que me via, só tive um meio: deixe-me prender lendo um jornal cuja leitura...
CHICA VALSA - Eu sei disso. Foi uma boa idéia.
CLARINHA - O subdelegado foi à minha prisão, achou-me bonita, e perguntou-me: - Menina, quer ir para a Corte comigo? - Eu disse aos meus botões: Uma vez na Corte, escrevo ao meu namorado, reunimo-nos, casamo-nos,... aceitei a proposta do subdelegado.
CHICA VALSA - E daí?
CLARINHA - Daí, cá estou. Passarei pelo perigo e ficarei incólume, compreendes? O que não sei é para que me trouxeram à tua casa. Ele havia-me alugado um quarto no Hotel dos Príncipes.
CHICA VALSA - Mas que lembrança a tua!
CLARINHA - Lembranças as que tínhamos no colégio, hein? Aquilo sim!..
CHICA VALSA - Ah! bom tempo! bom tempo!
CLARINHA (Suspirando) O colégio!..
CHICA VALSA (Suspirando.) - O colégio...

Dueto
JUNTAS - Tempo feliz da infância pura,
Em que há mamãe, em que há papai!
Tanto prazer, tanta ventura,
Fugiu veloz, bem longe vai!

CHICA VALSA - Lembrada estás quando fui ao portão
Pra conversar cum estudante
Do qual conservo ainda - e por que não?
Muita cartinha interessante?

CLARINHA - Lembrada estás de um professor
Que, me encontrando um dia a jeito,
Apertou-me contra o seu peito
E quatro beijos me pregou?

CHICA VALSA - E felizmente o tal sujeito
Com isso só se contentou...

JUNTAS - Tempo feliz da infância pura, etc.

CHICA VALSA - Hoje aqui - deixa que te diga!
Passo uma vida de invejar!

CLARINHA - Eu não invejo, minha amiga,
O teu viver de lupanar!

CHICA VALSA - Ah! naquele belo tempo,
Que passou, não volta mais,
Eu dar-te-ia esta resposta
Na linguagem dos teus pais:
(Pondo as mãos à ilharga.)
Eh! Olá! Não grimpes, não!
Ou retiras a expressão,
Ou co'esta mão
Dou-te muito pescoção

CLARINHA - Eu poderia responder
(mesmo jogo de cena.)
Vosmecês não querem ver
Esta tipa sem pudor,
Negociando o seu amor,
E vendendo a quem mais der
Seus encantos de mulher!

JUNTAS - Ai que prazer!
CHICA VALSA - Isto é melhor, pudera não!
Do que a linguagem de valão!

JUNTAS Ah! ah! ah! bonitas coisas
No colégio fui saber,
E hoje em dia,
Todavia,
Tenho ainda que aprender!
Que prazer a infância dá!
Outro assim não há!...

CHICA VALSA Lembrada está de alguns dizeres
Que sem querer fui saber eu?
Diziam que teu pai morreu
Dois anos antes de nasceres

CLARINHA Lembrada estás de certa história
Que foi bem pública e notória
No bom tempo que lá vai?
Nós não soubemos nunca o nome de teu pai!

JUNTAS Ah! ah! ah! bonitas coisas, etc.

CHICA VALSA - Tu serás muito feliz, muito feliz, Clarinha; quem to
assegura sou eu. (À parte.) O resultado é duvidoso...