Pesquisar este blog

A FILHA DE MARIA ANGU - ATO II - CENA VI

Cena VI
As mesmas, Genoveva, depois o Escrivão

GENOVEVA (Entrando.) - Minh'ama, posso falar a vossemecê?
CHICA VALSA - Por que não?
GENOVEVA - A vossemecê só?
CHICA VALSA - Que temos?
GENOVEVA - Uma preta velha, acompanhada por um moço, que
querem falar a vossemecê. Estão no corredor.
CHICA VALSA (À parte.) - Oh! meu Deus!... Já nem me lembrava que
Bitu podia chegar agora!
CLARINHA - Estou te embaraçando?
CHICA VALSA - Não, mas...
ESCRIVÃO (Entrando.) - Perdão, minha senhora, onde está sua
senhoria, o senhor subdelegado? (À parte.) - A noiva do Barnabé aqui!
CHICA VALSA - Não sei: está no meu bolso!
ESCRIVÃO - Vou procurá-lo. (Cumprimenta e diz à parte.) E no
corredor o Nhonhô Bitu... Aqui há coisa... hei de saber! (Vai saindo e
escorrega.)
CLARINHA - Não caia, seu aquele!
ESCRIVÃO - Escorreguei no ispermacetes...
CHICA VALSA - Tu, minha querida Clarinha, entra para este quarto;
hei de ir ter contigo. Fica sossegada: não te casarás com o Mestre Barnabé.
CLARINHA - Obrigada. (Sai.)
CHICA VALSA - Manda entrar...
GENOVEVA - A preta velha e o moço?
CHICA VALSA - O moço só, estúpida! (Genoveva sai.)