Pesquisar este blog

A FILHA DE MARIA ANGU - ATO I - CENA XVI

Cena XVI
Os mesmos, o Escrivão, Soldados

ESCRIVÃO - Prendam esta senhora!
CORO - Céus!
BITU - Isso não quero eu!
Alego sem demora
Que aquele artigo é meu!
ESCRIVÃO E SOLDADOS - Para a prisão sem tardar!
BITU - O preso devo ser eu!
ESCRIVÃO E SOLDADOS - Para a prisão sem tardar!
BITU - Pois se aquele artigo é meu!
ESCRIVÃO E SOLDADOS - Para a prisão sem demorar!
BARNABÉ - Ai! fica o noivo em casa só,
E a noiva vai pro xilindró!
CLARINHA - Deixem, deixem que me prendam!
Vou contente pra prisão!
Não dispute, não contendam!
Assim quer meu coração!
BITU - Oh! entreguem-na ao desprezo!
Vossem'cês não têm razão!
Sou eu que devo ser preso,
Eu que devo ir pra prisão!
BARNABÉ E OPERÁRIOS - Oh! meu Deus, que coisa feia
Ir Clarinha pra prisão!
E livrá-la da cadeia
Ai! não está na nossa mão!
ESCRIVÃO - Prendam, prendam sem demora!
Não aceito apelação!
Levem, levem a senhora
Direitinha pra prisão!

(Durante este coro, grande movimento. O Escrivão arrasta Clarinha, enquanto os soldados cruzam as baionetas contra o povo, que se quer opor à prisão.)

[(Cai o pano.)]