Pesquisar este blog

A FILHA DE MARIA ANGU - ATO II - CENA XIV

Cena XIV
Os mesmos, uma autoridade, urbanos

URBANOS - Quem estiver aqui jogando, etc.
CHICA VALSA - Queiram dizer o que desejam.
A AUTORIDADE - Os jogadores que aqui estão!
CHICA VALSA - Jogadores aqui não sei quais sejam!
Temos dois noivos... estes são!

(Mostra Bitu e Clarinha.)
Tivemos hoje um feliz casamento,
E o nosso baile vem cá perturbar!
porém não damos cavaco um momento.
E os convidamos até pra dançar!
Aos bons urbanos
Nós, os paisanos,
Urbanamente queremos tratar...
Escolham pares,
E aos calcanhares
É dar sem dó.
(Á autoridade.) - Eu serei o seu par.

(Valsa com a Autoridade, enquanto os urbanos valsam com algumas das cocotes.)
CORO - Valsai! valsai!, etc.
CLARINHA (Valsando com Bitu.)- Como isto é bom! Valsemos mais depressa.
BITU - Dize, ó Clarinha, que me queres bem!
CLARINHA - Teu desespero, benzinho, não cessa!
Sou tua, tua, e de mais ninguém!
CHICA VALSA (Que ouviu.) - Será possível
(Deixa seu par.)
A AUTORIDADE (Valsando só.) -Diga o que tem!
CHICA VALSA - Eu... eu...
A AUTORIDADE - Se quer, eu pararei também...
CHICA VALSA (Disfarçando.) - Oh! céus! que vejo!
(Reparando nalguma coisa na sobrecasaca da Autoridade.)
Um percevejo!
(À parte.) - Traída fui, mas eu me vingarei!
Vingada, sim, serei!...
CORO
- Valsai! Valsai! etc.
(Valsa geral e muito animada.)

[(Cai o pano.)]