Pesquisar este blog

O CALIFA DA RUA SABAO - CENA IV

CENA VI

NATIVIDADE e JOSEFINA

NATIVIDADE -- Fala! Quem tem ensinou a falar a língua de
Camões?
JOSEFINA -- Foi meu pai, que esteve muitos anos em Portugal.
NATIVIDADE -- Pois ainda bem, assim nos poderemos entender
melhor.
JOSEFINA -- Quero pedir-te dois favores, trono de esplendor!
pirâmide de sabedoria!
NATIVIDADE -- Fala, andorinha de minha primavera!
JOSEFINA -- Dispensa o eunuco.
NATIVIDADE -- O meu fiel Omar! E depois?
JOSEFINA -- Empresta-me uns cobres para ir comprar um par de
ligas?
NATIVIDADE -- Queres sair?! Pela couraça de Maomé! Proíbo-te!
JOSEFINA -- Então hei de levar todo o santo dia metida entre estas
quatro paredes?
NATIVIDADE -- Recalcitras?
JOSEFINA -- Recalcitro!
NATIVIDADE -- Vou mandar-te açoitar!

JOSEFINA -- Não, não! Já cá não está quem falou!
NATIVIDADE (À parte.) -- Hein! o que é a mulher no Oriente!
(Alto.) Pois não sabes, ó desgraçada, que se um homem se atrever a olhar
para ti, estou no meu direito de degolá-lo?
JOSEFINA -- Oh!
NATIVIDADE -- E de coser-te ali num saco, como um macaco, um
galo, uma serpente, e um coelho e de lançar-te ao mar! Hum!
JOSEFINA (À parte.) -- Ora esta!
NATIVIDADE --Agora sorri!
JOSEFINA -- Mas...
NATIVIDADE -- Ordeno-te que sorrias!
JOSEFINA (Sorrindo.) -- Pronto!
NATIVIDADE --Ah! Ah!