Pesquisar este blog

A FILHA DE MARIA ANGU - ATO I - CENA I

ATO PRIMEIRO

Praça pública em Maria Angu. A esquerda uma casa com este letreiro: "Barnabé, barbeiro e sangrador. Apelica bixas." Ao fundo, uma grande fábrica com este letreiro: "Fábrica de Fiação e Tecidos Pinho & Companhia."


Cena I

Botelho, Cardoso, Guilherme, Gaivota, Teresa, OperáriosdepoisBarnabé

Coro
- Que prazer,
Que alegria
Deve haver
Neste dia!
Pois Clarinha
Casadinha
Enfim nós vamos ver!

OS HOMENS (À esquerda.) - Olá! Olá! Barnabé! Olá!
BARNABÉ (Aparecendo à janela.) - Aqui estou!
TODOS - O Barnabé lá está!
BARNABÉ - Já lá vou! (Desaparece.)
UNS - Que pressa tem!
OUTROS - Faz muito bem!
AS MULHERES (À direita) - Clarinha! Clarinha! Clarinha!
BABU (Aparecendo à janela.) - `Stá se aprontando a sinhazinha.
TODOS - Que diz a mulatinha!
BABU - Mas não se pode demorar,
- Pois o véu já foi colocar.
BARNABÉ (Saindo de casa, vestido de noivo.)
- Gentis amigos meus
Aqui estou! Aqui estou!
Eu sou feliz, meu Deus!

Coplas
I
- Inda um sonho me parece

Tudo quanto aconteceu!
Toda a minha alma estremece
Estremece o peito meu!
Todo mundo agora inveja
O prazer que vou sentir...
Vou solteiro entrar na igreja
E casado vou sair!

Vendo as coisas neste pé,
Sinto dentro um quer-que-é!

Coro

- Nosso amigo Barnabé
Sente dentro um quer-que-é!

II
BARNABÉ - Vai chegar a noiva amada
Nos seus trajes virginais!
Vai chegar envergonhada,
E mais bela, muito mais!
Meus senhores e senhoras,
Tenham compaixão de nós:
Não nos macem muitas horas...
Nós queremos ficar sós!
Vendo as coisas neste pé,
Sinto dentro um quer-que-é!
BABU (À Janela.) - Aí vai a noiva bela!

BARNABÉ - Ah! É ela!
TODOS - É ela!