Pesquisar este blog

A FILHA DE MARIA ANGU - ATO I - CENA II

Cena II

Os mesmos, Clarinha Vestida de noiva e acompanhada pela madrinha de casamento


Coro
- Aí! como vem galante!

Assim tão elegante
Ninguém há!
Meu Deus, está tão linda!
É mais bonita ainda
Vestida como está!

(Durante toda esta cena, Clarinha deve conservar os olhos baixos.)

OS HOMENS - Vem abraçar a gente!
AS MULHERES - A nós primeiramente!
BARNABÉ -Vão amarrotar-lhe o vestido!
Abraça apenas teu marido!
CLARINHA -Da mesma forma amarrotá-lo-ia!
CARDOSO (Repelindo Barnabé.) - Sim! sim! Pra trás!
AS MULHERES - Então Clarinha,
Que dizes tu desta festinha
CLARINHA - Que digo eu?
AS MULHERES -Fala!
CLARINHA - Não sei.

Romança

I
- Meus qu'ridos pais, vós dissestes-me um dia
Que era preciso de estado mudar:
Contrariar-vos eu não pretendia,
E consenti sem me fazer rogar.
Mas, com franqueza, aqui digo e sustento
Que ignoro ainda em que vou me meter...
Que poderei dizer do casamento?
Eu nada sei, nada posso dizer...
Coro
Candura só Clarinha tem!
BARNABÉ - Ela nada sabe! Ainda bem!

II
CLARINHA - Aqui fiquei, orfãzinha inocente,
E resolvestes mandar-me educar;
Tudo aprendi, isto é, tão somente
O que uma moça não deve ignorar.
Fui até hoje ajuizada e modesta,

E de hoje em diante de certo o serei;
Mas só direi o que penso da festa
Quando souber, pois ora não sei...

Coro
- Candura só Clarinha tem!
BARNABÉ - Ela nada sabe! Ainda bem!...
BOTELHO - Para a Matriz marchar sem mais demora!
CARDOSO - Para a Matriz? Cedo inda é!
Temos por nós inda uma hora,
Para cair num balancé!
BARNABÉ - Vou para perto da Matriz,
Sentar-me vou no chafariz,
Pois junto ao templo do himeneu,
Mais paciência terei eu!

Coro
- Pois dito está!
Vamos pra lá!
Que prazer,
Que alegria
Deve haver
Neste dia!
Pois Clarinha
Casadinha
Enfim nós vamos ver!