Pesquisar este blog

A FILHA DE MARIA ANGU - ATO I - CENAVIII

Cena VIII
Sampaio, o Escrivão

SAMPAIO - Que é isto? Escândalos na via pública!...
ESCRIVÃO - Senhor Subdelegado, saiba Vossa Senhoria que aquele capadócio que deu as de vila Diogo é ele!
SAMPAIO - Ah! é ele? Mas ele quem, seu escrivão?
ESCRIVÃO - Ele, o Ângelo Bitu, mais conhecido por Nhonhô Bitu.
SAMPAIO - O redator do Imparcial.
ESCRIVÃO - Tão certo como dois e três são trinta e dois às avessas.
SAMPAIO - Eu mandei-o soltar inda agorinha mesmo, e ele já aqui anda fazendo das suas?!
ESCRIVÃO - Em soltá-lo é que Vossa senhoria faz mal; para aquilo galés perpétuas por toda a vida e mais cinco anos!
SAMPAIO - Se aparecer de novo o pasquim, cadeia com ele!
ESCRIVÃO - Com o pasquim?
SAMPAIO - Com o Bitu, seu escrivão! Você é um bolas!... Bem como com todo indivíduo ou indivídua que o ler em público!
ESCRIVÃO - As ordens de Vossa Senhoria serão cumpridas à risca. Mas eu achava melhor desterrar o tal Bitu.
SAMPAIO - Qual desterrar nem meio desterrar ! Você é um bolas, seu escrivão! Por artes de berliques e berloques, o tal rabiscador veio ao conhecimento de meus amores com a Chiquinha Valsa... aquela rapariga da Corte, que parece francesa... aquela que foi passear à Europa à minha custa?...
ESCRIVÃO - Na verdade, só por artes de berloques e berliques...
SAMPAIO - E você compreende que, se aqui sabem de minhas relações com aquela mulher, vai tudo raso!
ESCRIVÃO - Se eu estivesse no lugar de Vossa Senhoria, bem pouco se me dava... Ora! um subdelegado!
SAMPAIO - Você é um bolas, seu Escrivão! pois não vê que sou chefe de família? Não tenho mulher, sou viúvo, mas adeus! aí estão três filhas solteiras... A propósito, seu Escrivão: recebi hoje notícias que a Chiquinha voltou da Europa. É preciso partirmos amanhã para a Corte. Vamos estabelecer de novo a banca, que há ano e meio me rendeu bem bom cobre. Você acompanha-me para evitar suspeitas, entende? E pode arranjar seu gancho, servindo de ficheiro...
ESCRIVÃO - As ordens de Vossa Senhoria serão cumpridas à risca.
SAMPAIO - O que pretendo fazer, antes de partir, é entender-me com o tal Bitu. Sei que é um troca-tintas, e não hesitará em quebrar a pena, mediante algumas pelegas.
ESCRIVÃO - Eu também estou convencido de que Vossa Senhoria alcançará mais com pelegas do que com a cadeia. (Vendo vir Bitu.) Olhe, a ocasião é excelente... ele aí vem..
SAMPAIO - Afaste-se, mas não vá para muito longe. Olhe que o cabra é capoeira! Quando eu gritar...
ESCRIVÃO - Cadeia com ele! As ordens de Vossa Senhoria serão cumpridas à risca. (Sai).
Cena IX

Bitu, Sampaio

BITU - Separaram-se finalmente! Que amoladores serão estes?
SAMPAIO (Consigo.) Não sei por onde hei de principiar...
BITU (Consigo.) - Que grande maçante!
SAMPAIO (Consigo.) Ora! pelo dinheiro! (Dirigindo-se a Bitu.) Não é o célebre redator do acreditado periódico o Imparcial, ao Doutor Ângelo Bitu que tenho a honra de...
BITU - O próprio, menos o Doutor: não passei dos preparatórios.
SAMPAIO (Amável.) - Aceite minhas felicitações; sou entusiasta pelo seu talento... admiro os seus bonitos artigos...
BITU (À parte.) - Apanho uma assinatura!
SAMPAIO - Apontar os abusos, desmascarar os intrigantes, difundir a instrução é muito bonito, é muito louvável, é... Mas o senhor tem sido muito injusto com um cidadão conspícuo, pai de três filhas solteiras, que é constantemente injuriado nas colunas do Imparcial.
BITU - De quem se trata?
SAMPAIO - Do subdelegado desta freguesia. O senhor não o conhece...
BITU - Não o conheço de vista, mas sei que é um refinado tratante!
SAMPAIO (Gritando.) - Senhor Bitu! (Vendo o Escrivão que espia ao fundo.) Vá embora! não há novidade! (O escrivão desaparece.) O senhor sabe com quem está falando?
BITU - Não tenho a distinta...
SAMPAIO - Eu sou o subdelegado!
BITU - o Sampaio?! ... Ah!Ah!...

Dueto
BITU - Pois quê! é o Subdelegado?
SAMPAIO - Sim, senhor: Subdelegado!
BITU - Eu não tinha imaginado
Encontrá-lo agora cá!
Ah!ah!ah!ah!ah!ah!ah!
SAMPAIO - De que ri, não me dirá?
BITU - Eu não ligava o nome...
SAMPAIO - Eu cá não me constranjo
Para propor-lhe um bom arranjo:
É matar o Imparcial,
Suprimir o seu jornal!
BITU (Altivo). - Nem quero responder!
SAMPAIO (Á parte.) - Tratante, eu cá te entendo!

(Alto.) Se um bom conteco eu lhe oferecer?
BITU (Com dignidade) - Então, quer me comprar?
Senhor, eu não me vendo!
SAMPAIO - Pois bem! Dois contos! quer!
BITU - Senhor!...
SAMPAIO - Então três contos, sim?
BITU - Três contos...
SAMPAIO - Está dito?
BITU (À parte.) - Três contos, safa! Um bom dote é bem bonito.
E não tem tanto o Barnabé!
SAMPAIO (À parte.) - Oh! Que bom! ele hesita! (Alto.) Eu já propus
até Três contos!
BITU - Não!
SAMPAIO - Dou quatro!
BITU - Não há meio!
SAMPAIO - Pois bem! pois bem! eu dou-lhe quatro e meio!
BITU - Não! Eu quero inda mais!
SAMPAIO - Eu generoso sou.
Pois arredondo as contas e cinco dou!
BITU - Cinco contos?
SAMPAIO - Pegou?
BITU - Sim! aceito os cinco contos!
SAMPAIO - E o seu jornal acabará?
BITU - O meu jornal acabou já!
SAMPAIO - E o senhor sai daqui?
BITU - Já tenho os baús prontos!
Quero ser pago já e já!
SAMPAIO - Em minha casa o cobre está!

Juntos

BITU / SAMPAIO
- Sim senhor, fiz bom negócio / - Sim senhor, fiz bom negócio
- Vou viver em santo ócio! / Co'este grande capadócio!
Cinco contos eu ganhei! / Cinco contos eu gastei,
Sou mais feliz que um rei! / Porém melhor viverei
Brevemente estou casado! / Posso agora sossegado
Viva o S'or Subdelegado / Ser um bom Subdelegado!
Viva, viva o meu jornal! / Morra, morra o tal jornal!
Viva, viva o Imparcial! / Morra, morra o Imparcial
(Sampaio sai)