Pesquisar este blog

A FILHA DE MARIA ANGU - ATO I - CENA VII

Cena VII
Bitu, Clarinha, Babu


BITU (Á parte.) - Ela!
CLARINHA (A Babu.) - Ouviste bem? Está alerta!
BABU - Eh, eh, Sinhazinha! Veja o que faz!

CLARINHA - Fica ali na esquina, e, se os vires, vem dizer-me depressa.
BABU - Ah, Sinhazinha! No dia do seu casamento! (À parte.) O que fará depois? (Sai.)
CLARINHA (Indo resolutamente a Bitu.) - Então? Não me cumprimentas pelo meu vestuário?
BITU (Friamente.) - Minha senhora...
CLARINHA - Não gostas de me ver assim vestida?
BITU - Se queres que te fale com franqueza...
CLARINHA - O caso é que a estas horas eu já devia estar casadinha da silva...
BITU (Tristemente.) - Casada...
CLARINHA - Mas achei um pretexto para demorar a cerimônia: escrevi uma carta anônima ao vigário.
BITU - E a cerimônia foi transferida à última hora?
CLARINHA - Infelizmente a carta não produziu um resultado completo.
BITU - E agora?
CLARINHA - É preciso procurar outro pretexto; não achas?
BITU - Se eu achasse, estava tudo arranjado.
CLARINHA - Não te lembras de nenhum?
BITU - O mais simples é este: declaras que morres por mim e que eu morro por ti; que somos dois morrões, como dizia o outro.
CLARINHA - Mas não me havias pedido que guardasse segredo?
BITU - Então não sabes por quê? Porque nada sou, porque não tenho onde cair morto... não passo de um simples jornalista da roça. A propósito: aqui tens o número de hoje do Imparcial. Tem de ser distribuído daqui a pouco. Estou só a espera do entregador; não o mostres por ora a ninguém.
CLARINHA (Guardando o jornal.) - Eu já recusei dezenove pretendentes. Bem sabes que meus pais e minhas mães fazem empenho em meu casamento com Barnabé. Eu não tinha motivo algum para recusá-lo, e, se o recusasse, seria afligi-los. Que me restava a fazer, se devo tudo àquela boa gente?
BITU - Casas por gratidão, não é assim?
CLARINHA - Não! não me caso, mesmo porque, se o fizesse, tu suicidavas-te.
BITU (Tirando uma grande faca.) - E suicido-me!... (Como quem quer cortar o pescoço.)
CLARINHA - Acredito... acredito... guarda a faca! (Fá-lo guardar a faca.) Vê o dilema em que me acho; se me caso, matas-te; se não me caso, desgosto a meus pais e minhas mães. Ah! se minha verdadeira mãe estivesse em meu lugar, outro galo cantaria! BITU - Quem? Maria Angu? CLARINHA - Era mulher decidida! Para ela não havia obstáculo possível! BITU - Como diabo se sairia a velha deste entalação? CLARINHA - É nisso que estou parafusando... BITU - Parafusemos...
Dueto

AMBOS - Esse pretexto desejado
Encontraremos, tu verás,
Pois diz um célebre ditado
Que a união a força faz.
CLARINHA - Posso dizer que estou doente
BITU - Isso não pega! Tens tão boa cor!
CLARINHA - Vou procurar coisa melhor.
BITU - Esse pretexto é deficiente.
CLARINHA - Não! Não! Dificultoso está!
Maria Angu teria achado já!
AMBOS - Maria Angu teria achado já!...
BITU - Se o Barnabé, o teu futuro,
Exp'rimentar a força do Bitu?
CLARINHA - Queres dar-lhe?
BITU - Hein? que dizes tu?
Creio que enfim achei um furo!
CLARINHA -Não! Não! Dificultoso está!
Maria Angu teria achado já!...
AMBOS -Maria Angu teria achado já!...
BITU - Ao Barnabé prevenirás,
Para ver se te renuncia,
Que tu, mais dia menos dia,
O enganarás...
CLARINHA - Isso se faz...
Mas sem se dizer.
BITU - Então não sei que possamos fazer!
CLARINHA - Eu tenho um meio extraordinário
Que pode evitar tamanho desgosto:
No momento em que o S'or Vigário

Perguntar se caso por gosto,
Em vez de "sim", eu direi"não"!
BITU - Tu dirás "não"?
CLARINHA - Eu direi"não"!
BITU -`Stá dito então!
Ah! que alegria em mim nasce!
Quero beijar-te a rubicunda face!
CLARINHA - Vê que estou vestida assim!
Não queiras beijos de mim!
BITU - Oh! que te importa o vestuário?
Ainda não foste ao Vigário!
Não me dás um beijo tu?
A teus pés morre o Bitu

Juntos

BITU / CLARINHA
- Meu amor, não tenhas pejo! / - Eu não quero, não desejo
Sem demora, dás-me um beijo / Receber nem dar um beijo!
Ai, ladrão, não queiras tu / Fica quieto, meu Bitu!
Que a teus pés morra o Bitu! / Ai, meu Deus! Que fazes tu?

(No fim do dueto, no momento em que Bitu dá um beijo em Clarinha, Sampaio e o Escrivão aparecem ao fundo. Os namorados fogem, ele para a esquerda e ela para casa.)