Pesquisar este blog

O CALIFA DA RUA SABAO - CENA XI

CENA XI

NATIVIDADE, JOSEFINA, depois JOSÉ

NATIVIDADE -- Finalmente estamos sós... sozinhos!
JOSEFINA -- É verdade. (À parte.) Como é feio!
NATIVIDADE (Com ímpeto.) -- Ó Zé, Zé!
JOSEFINA (Friamente, erguendo-se.) -- O que há?!
NATIVIDADE (Acompanhando-a) -- Fala-me, dize-me coisas
açucaradas... Canta-me uma cantiga da tua terra!
JOSEFINA -- Ah! quer que lhe cante uma cantiga! Então lá vai!Os
dois pombinhos. (À parte.) Vou impingir-lhe um couplet do repertório da
ópera-bouffe.
NATIVIDADE -- Vamos lá
I
JOSEFINA -- Conheci dois namorados,
Cada qual o mais discreto,
Quem os via tão chegados
Invejava aquele afeto.
A trocarem mil carinhos, mil carinhos,
Pareciam dois pombinhos, dois pombinhos!
E até diziam
Que assim faziam, (Bis.)
JOSEFINA Quando sozinhos,
(Rolando.) Ru, ru! Ru, ru! Ru, ru!
NATIVIDADE -- Ru, ru! Ru, ru! Ru, ru!
JOSEFINA -- Ru, ru! Ru, ru! Ru, ru! Ru, ru!
NATIVIDADE -- Rucutucu! Rucutucu! Rucutucu! Rucutucu!

JOSEFINA -- Pombo gentil, gentil pombinha,
Hás de ser meu, hás de ser minha!
Hás de ser meu!

II
Mas depois de bem casados,
Adeus, minhas encomendas!
Eram só por seus pecados,
Discussões e mil contendas,
Dele um murro, dela um soco
Não ficava sem ter troco,
E, assim diziam,
Já não faziam (Bis)
Muito nem pouco!

Ru... ru...
etc., etc., etc.
NATIVIDADE (Tomando-a pela cintura com explosão.)--ÓZé,ó
Zé, ó Zé, ó Zetublé!
JOSÉ (Aparecendo ao fundo.) -- O senhor chamou?
NATIVIDADE -- Vai-te embora, garçom! Não me esfries a cena!
JOSÉ -- Parece-me que tinha ouvido: Ó Zé! (Sai.)
JOSEFINA (À parte.) -- E nunca foi tão bonito!
NATIVIDADE -- Em que pensas?
JOSEFINA (Sentando-se à mesa.)-- Penso que... que estou com o
estômago a dar horas.
NATIVIDADE (À parte, sentando-se.) -- Pois, senhores, a pequena
fala o português como Fernão Mendes Pinto. (Com explosão.) Ó Zé...
tublé!
JOSEFINA -- Quieto!
JOSÉ (Entrando.) -- O senhor chamou?
NATIVIDADE -- Deixa-nos, por Maomé.(José sai) Este garçom é
insuportável! Huri do meu coração, uma taça de champanhe, vai?
JOSEFINA -- Duas ou três, se quiser.
NATIVIDADE (Procurando as garrafas.)-- Ora esta! Onde diabo
está o champanhe?
JOSEFINA -- Chame o garçom.
NATIVIDADE -- Qual garçom! Estou farto do tal garçom!
Provavelmente Omar levou as garrafas para o seu quarto! Vou buscá-las.
Volto já! (Enviando-lhe um beijo.) Volto já!... (Entra no quarto de
Custódio.)